Centro de Estudos e Relações do Trabalho - CERET


Muito mais que apenas a forma legal para as pessoas terem acesso ao salário, o trabalho é também o meio de construção da sua relação com as outras pessoas, da afirmação da própria identidade e da cidadania.

Fazer crescer a economia do Estado é condição para criar novos empregos , mas o crescimento econômico no mundo de economia globalizada não tem sido suficiente para absorver todas as pessoas que buscam o trabalho.

O desemprego é fator dominande no nosso país. Milhares de pessoas desempregadas diariamente procuram uma chance de emprego para conseguir uma vida mais digna. Mais difícil aInda é a conquista do primeiro emprego, até mesmo para estudantes técnicos e universitários recém-formados. De um lado está a Força de Trabalho, constituída por milhares de desempregados e empregados; do outro lado está o Mercado de Trabalho, com vagas reduzidas para absorver os mais qualificados, em quantidade mínima.

Onde estão as respostas para os anseios de todas essas pessoas, empregadas ou não?

A educação e a capacitação profissional atualizada são fundamentais para vencer essa concorrência desigual. As empresas precisam hoje de trabalhadores mais criativos, com novos conhecimentos e habilidades, e isso é conseguido com treinamento constante para o desenvolvimento permanente das pessoas.

O trabalhador deve estar permanentemente atualizado com as transformações tecnológicas e com os avanços do processo produtivo, aperfeiçoando conhecimentos e incorporando novos métodos.

O Centro de Estudos e Relações do Trabalho - CERET disponibiliza meios para estudos e presta serviços de consultoria , pesquisas, treinamento e desenvolvimento às instituições públicas e empresariais interessadas na capacitação de seus empregados, assim como sindicatos e associações, responsáveis pela empregabilidade no nosso país.